Oeste do Paraná integra as três primeiras colocações de Startup Weekend em Santa Catarina

Representantes do Iguassu Valley do Oeste do Paraná participaram do 1° Startup Weekend (SW), em Maravilha (SC) com resultados positivos. Dentre os objetivos esteve a integração e interação com base em um processo de aprendizagem e replicação na região, conforme a coordenação do Iguassu Valley. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

De acordo com agente local de inovação do Iguassu Valley na região oeste do Paraná, Thais Matté Charneski, houve a formação de sete equipes e, a partir de ideias e problemas foram criadas startups. “O oeste do Paraná participou de três equipes e, conquistou a primeira, segunda e terceira colocações”, comemora.

Estiveram representados os municípios de Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu e Guaíra.

A dinâmica também foi composta por oficinas e mentorias, o que amplia a experiência de participação no evento com estímulo ao conhecimento teórico e prático.

Startup Weekend

A 1ª edição da Startup Weekend foi realizada nos dias 18, 19 e 20 de novembro. Presente em mais de 160 países, a SW teve 54 horas de ações e execução de ideias para negócios.

De acordo com um dos organizadores, Christhian Sangalli, na prática, a metodologia apresenta uma ideia de negócio, valida, desenvolve e aplica.

“O Startup Weekend (SW) é o maior programa global de empreendedorismo, onde pessoas de várias áreas: desenvolvimento, design, negócios, se juntam para criar uma startup num fim de semana. O objetivo é tirar ideias do papel, formando grupos multidisciplinares”, destaca o coordenador do Startup SC, Alexandre Souza. “Muito mais que uma competição, o SW propõe através do empreendedorismo, inspirar, educar e dar suporte a indivíduos, equipes e comunidades que aspiram transformar seus ambientes através da inovação”, frisa.

Conforme Souza, os benefícios para quem participa são enormes, com criatividade, aprender a ouvir, trabalhar em equipe e comunicação.

Fonte: Assessoria