Iguassu Valley Santa Helena organiza o primeiro hackathon itinerante

   O movimento Iguassu Valley de Santa Helena desenvolve, dias 19, 20 e 21 de outubro o primeiro hackathon itinerante. 

O projeto é desenvolvido em conjunto com o Rotary Club. O evento será encerrado sexta-feira (21), com as apresentações de pitches. Em seguida será feito o rankiamento das equipes, com premiações aos participantes. 

   Nos três dias de evento são envolvidos os acadêmicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Há duas empresas demandantes, ou seja, que necessitam de determinados produtos que podem ser desenvolvidos pelas equipes inscritas.

O hackathon também envolverá estudantes do ensino médio, segundo o professor da UTFPR, Euclides Peres Farias Júnior. 

Conforme os organizadores, para o ensino médio não haverá exigência de programação  em tecnologia da informação (TI), e será abordado o tema ‘empreendedorismo e inovação’. 

Euclides Junior ressalta que, três assuntos serão destacados, comércio local, agronegócio e educação. 

    O hackathon consiste de uma maratona de programação na qual hackers se reúnem por horas, dias ou até semanas, a fim de explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, discutir novas ideias e desenvolver projetos de software ou mesmo de hardware. 

      O intuito é de, em um período curto de tempo criarem soluções inovadoras para algum problema específico. Esse tipo de evento é importante para empresas, tanto quando elas são startups de base tecnológica, quanto tradicionais, em busca de inovação.