COD: 5054
Ano do Desafio: 2024
Temática: ESG
Verticais: ESG
Estágio esperado de Maturidade da Solução: Conceito – Necessário realização de pesquisa básica ou aplicada
O Processo de limpeza por sistema CIP gera perda de água no momento de enxague de resíduos químicos nas tubulações, e perda de água na produção de lácteos na parte de resfriamento por circulação da água nos maquinários, pois é necessário ter essa circulação para que pistões e eletrodos de solda não super aqueçam levando a danificar a curto prazo.
Após a higienização das tubulações e maquinários de aço inox, é realizado o processo de enxague dos resíduos químicos. Este enxague está sendo totalmente descartado nas lagoas de tratamento de efluentes, tendo assim muito desperdício de água. No setor produtivo o desperdício de água no processo de resfriamento das maquinas de envase e homogeneização, sendo essa água potável, tendo um prejuízo ainda maior. Num futuro próximo teremos um gasto maior de água para o processo de resfriamento do queijo Mussarela, pois todo dia de fabricação terá que substituir essa água do tanque de resfriamento por motivo de ter muito resíduo de matéria gorda e cor não conforme. (Também descartando para as lagoas de tratamento gerando ainda mais efluentes)
Maior reaproveitamento da água, gerando Sustentabilidade Econômica e Ambiental.
Precisa que se enquadre nas Normas do Ministério da Agricultura e Pecuária.
Tentamos a recirculação e armazenamento de parte da água para reutilizar porém não tivemos bons resultados, pois essa água fica alcalina e ainda com Nutrientes (Proteínas) gerando uma alta carga Microbiológica.
ESG
ESG