Todo o processo de movimentação das tilápias, que engloba a despesca, o transporte nos caminhões, o armazenamento nos tanques de espera e movimentação através de equipamentos até o processo de abate acaba gerando desconforto aos mesmos e um percentual de mortalidade próximo de 0,8%, o qual representa perda direta no produto, pois todo animal que não chegar vivo no processo de sangria é descartado.
Como é feito hoje:
Processo de despesca tradicional com caixas e dalas para caminhões de transporte. Os animais são transportados em caminhões que possuem caixas com água fria e oxigênio controlado para chegarem vivos no abatedouro. Chegando no abatedouro são descarregados em tanques de espera e são encaminhados para o processo.
Resultados esperados na solução do desafio:
Precisamos propor soluções pontuais ou soluções de novos processos para esta aplicação onde seja possível reduzir esse indicador de mortalidade para índices inferior a 0,4% neste intervalo citado.
Requisitos Inegociáveis:
N/A
Histórico:
Já foram realizados alguns testes com um sistema de despesca utilizando-se bombas centrífugas, também testes pontuais com sistemas de oxigenação e tratamento da água das caixas de transporte (caminhões) e dos tanques de esperas, também foram realizadas várias melhorias localizadas nos equipamentos que fazem a movimentação das tilápias dos tanques de espera até o ponto de insensibilização e abate, porém o indicador de mortalidade ainda se mantém alta e apresenta sazonalidade conforme a época do ano no verão ele aumenta e no inverno ele reduz
Estágio esperado de Maturidade da Solução:
Protótipo - Necessário teste em escala piloto
Operação - Solução já lançada no mercado com clientes
Validação - Prova de conceito em ambiente operacional