COD: 5046

Ano do Desafio: 2024

Temática: Rastreabilidade

Verticais: IT &COMM

Estágio esperado de Maturidade da Solução: Protótipo – Necessário solução com teste em escala piloto

Este desafio encontra-se Aberto.

Descrição:

O problema hoje é na agilidade do fluxo das informações da rastreabilidade a partir do recebimento nas moegas, como o processo é manual em planilhas preenchidas à mão a busca por informações em um determinado processo se torna demorada.

Como é feito hoje:

O produto chega na balança, é classificado e destinado para as moegas com uma ficha contendo as informações de qual moega descarregar, umidade, cultivar e campo de produção que veio a carga. Na moega, tem uma planilha que deve ser preenchida com as informações que vieram da balança e para qual linha/silo vai ser destinado o produto. Do silo pode seguir para o secador, caso necessário, para o estoque sem beneficiar ou para a linha de beneficiamento, depois de beneficiada a semente volta para o estoque e é armazenada em big bag, depois de um período, amostras da semente vão para o laboratório de análise para ter informação oficial se o lote será aprovado ou reprovado. Se reprovado o lote é descartado para indústria. Se aprovado é emitido o termo ou certificado da semente e o lote pode ser comercializado como semente branca ou tratada, se for branca vai para troca de embalagem e depois para o carregamento, se não for branca, vai para o tratamento e depois de tratada é colocada na embalagem final e vai para o carregamento. Por cada local onde a semente passa, balança, moega, silo, secador, beneficiamento, existem planilhas a serem preenchidas com as informações de que cultivar, qual campo de produção, de qual fase do processo está vindo e depois para qual processo vai seguir. Depois de beneficiada a sementes é organizada no estoque em pilhas, que precisam ser identificadas por meio das fichas de pilha, estas precisam ser atualizadas conforme o status de cada lote no memento. O status do lote é divido em aguardando análise, aprovado, reprovado, aguardando reanálise, aguardando descarte. Cada status é anotado manualmente nas fichas, estas ficam presas em um dos bags na frente da pilha. Por ser um processo de varias etapas, com volume muito grande de informações, se torna demorado e oneroso.

Resultados esperados na solução do desafio:

Esperamos que seja possível ter um sistema interno, alimentado por uma pessoa que gere informações a respeito do “caminho” percorrido por um lote dentro do barracão desde sua chegada na balança, até o carregamento. Garantindo maior agilidade nos processos, diminuindo riscos de contaminação interna entre cultivares e possíveis indenizações à clientes, reduzindo os riscos de multa em caso de fiscalização, possibilitando também, Bonificação mais precisa aos produtores de sementes.

Requisitos Inegociáveis:

Precisamos que todas as informações estejam integralizadas em uma mesma plataforma e com acesso para os integrantes da equipe interessado na informação e que seja possível filtrar as informações de interesse, que possam ser atualizadas do barracão e do escritório e que atendam as exigências da legislação de sementes.

Histórico:

NA

Estágio esperado de Maturidade da Solução:

Protótipo - Necessário teste em escala piloto

Temática:

Rastreabilidade

Vertical:

IT & Comm