COD: 5089

Ano do Desafio: 2025

Temática: Tecnologia da Informação

Verticais: IT &COMM

Estágio esperado de Maturidade da Solução: Protótipo – Necessário solução com teste em escala piloto

Este desafio encontra-se Em negociação.

Descrição:

Contamos com uma frota dedicada de transportadores terceirizados, porém não dispõe de uma plataforma unificada para gestão operacional, técnica, financeira e documental desses parceiros. Atualmente, processos como a conciliação de valores mensais e o controle de utilização dos veículos são feitos manualmente em planilhas, gerando retrabalho, baixa visibilidade da performance e dificuldades na tomada de decisão.  

Como é feito hoje:

Atualmente, as informações são extraídas do sistema OTM, que contempla o planejamento de cargas e possui integração com o ERP. Esses dados são utilizados para realizar a conciliação dos contratos com as transportadoras, com base nos fretes executados no mês anterior. Todo o controle e análise são realizados manualmente, por meio de planilhas em Excel.  

Resultados esperados na solução do desafio:

Espera-se uma solução tecnológica que possibilite a gestão eficiente dos contratos de acordo com o tipo de operação do transportador, sendo a principal função do sistema fornecer controle preciso sobre os valores devidos e os pagamentos efetuados. Checklists operacionais (como encerramento de remessas e validação de dados com o sistema), bem como o acompanhamento de desempenho por placa, considerando o tipo de veículo e eventuais indisponibilidades. A plataforma deve viabilizar o controle de múltiplos contratos de prestação de serviços, monitoramento de KPIs, execução de checklists operacionais e gestão de metas de desempenho por transportadora. Como entregáveis, a solução deve disponibilizar painéis com dashboards interativos, funcionalidades para conciliação de cargas e valores, acompanhamento do cumprimento contratual e ranking de performance das transportadoras.  

Requisitos Inegociáveis:

Integração com ERP e OTM.  

Histórico:

As informações são geridas por meio de planilhas manuais e relatórios extraídos de diferentes sistemas, como OTM, Excel e e-mail, sem qualquer tipo de integração entre as plataformas.  

Estágio esperado de Maturidade da Solução:

Protótipo - Necessário teste em escala piloto Validação - Prova de conceito em ambiente operacional Operação - Solução já lançada no mercado com clientes