Plataforma de gestão integrada para monitoramento em tempo real da manutenção da frota e performance dos pneus.
Como é feito hoje:
Atualmente, a manutenção preventiva, o agendamento e a descrição dos serviços são realizados por meio do sistema ERP. As manutenções corretivas são executadas mediante a abertura de ordens de serviço (OS), sendo que todos os serviços realizados na oficina são formalizados por meio de OS. A equipe responsável é encarregada de recepcionar as ordens de serviço e realizar a respectiva gestão financeira. A solicitação de atendimento é aberta pelo usuário do veículo diretamente no ERP, sendo posteriormente direcionada à oficina pela equipe responsável. O mecânico realiza o checklist do veículo, e o orçamento é conferido para garantir a conformidade dos valores. Após essa verificação, os valores são inseridos no sistema, permitindo que o setor de compras efetue a aquisição das peças e da mão de obra, quando não há utilização de itens disponíveis no almoxarifado. A gestão de pneus também é realizada integralmente por meio do ERP.
Resultados esperados na solução do desafio:
A solução proposta deverá abranger integralmente a gestão da oficina, incluindo a gestão financeira. Deverá contemplar o cadastro detalhado dos pneus, o registro completo de todas as movimentações e a geração de indicadores de desempenho segmentados por banda e marca. É imprescindível que a plataforma disponibilize o histórico completo de cada pneu e veículo, bem como realize a gestão de estoque com alertas automáticos e integração com as ordens de serviço de manutenção. Os relatórios gerenciais e os dashboards deverão apresentar indicadores chave, tais como rentabilidade, custo por quilômetro, vida útil dos pneus e número de recapagens realizadas. Espera-se que a implementação da solução contribua significativamente para a redução de perdas, aumento da vida útil dos pneus, melhoria no processo de seleção de fornecedores, redução dos custos por quilômetro rodado e otimização da eficiência da manutenção preventiva.
Requisitos Inegociáveis:
Integração com ERP; Disponibilidade de dashboards gerenciais com visualizações estratégicas e operacionais; Plataforma com interface intuitiva e de fácil usabilidade, visando a aderência dos usuários; Integração com as demais plataformas utilizadas na operação, como os sistemas de gestão de combustível e rastreamento veicular; Integração com BI da área logística.
Histórico:
Foi realizada uma visita técnica a outra empresa, contudo, não houve retorno por parte da mesma.
Estágio esperado de Maturidade da Solução:
Operação - Solução já lançada no mercado com clientes
Validação - Prova de conceito em ambiente operacional
Protótipo - Necessário teste em escala piloto