COD: 2062

Ano do Desafio: 2025

Temática: Produção Animal

Verticais: Agrotech

Estágio esperado de Maturidade da Solução: Protótipo – Necessário solução com teste em escala piloto

Este desafio encontra-se Em negociação.

Descrição:

A Cooperativa atua na produção de suínos, engorda dos animais nas granjas de terminação e o abate no frigorífico. Um dos grandes desafios enfrentados é o controle preciso do consumo de ração em cada comedouro, especialmente considerando a segmentação dos animais por baia. O controle detalhado do consumo por baia permitiria identificar diferenças de desempenho, ajustar dietas, otimizar o ganho de peso e antecipar problemas sanitários ou de manejo.  

Como é feito hoje:

Atualmente, o controle do consumo de ração é realizado de forma agregada, considerando o total de ração fornecido e consumido por toda a granja, sem detalhamento por baia ou por comedouro.  

Resultados esperados na solução do desafio:

O resultado esperado é uma solução capaz monitorar o consumo de ração dos comedouros das granjas de terminação de suínos, gerando o consumo diário e confrontando com a curva esperada conforme a idade do lote. Quando o consumo variar para além da margem considerada normal, a solução deve enviar um alerta para o veterinário responsável. O impacto será um suporte técnico rápido para avaliação do lote, e, por conseguinte, recomendação de procedimentos para retomada do consumo de ração de acordo com os padrões, evitando perdas.  

Requisitos Inegociáveis:

  • Solução deve estar em conformidade com a normas sanitárias e regulatórias exigidas pelos órgãos de inspeção e MAPA;
  • Segurança e privacidade dos dados atendendo e cumprindo a Lei nº 13.709/18 – Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD;
  • Integração com o ERP da cooperativa.
  • Compatibilidade com comedouros já instalados nas granjas, sem necessidade de grandes reformas estruturais.
  • Resistência dos dispositivos ao ambiente das granjas (umidade, poeira, resíduos).
  • Baixo impacto operacional e de custos para instalação e manutenção.
 

Histórico:

No mercado, são raros os equipamentos acessíveis e robustos para controle automatizado do consumo por baia, especialmente em sistemas de engorda com comedouros simples. A maioria das soluções disponíveis são caras, demandam infraestrutura avançada ou são voltadas para sistemas de pesquisa e não para granjas comerciais (Niemi et al., 2022). Referências:
  • Patience, J.F., Rossoni-Serão, M.C., & Gutiérrez, N.A. (2015). A review of feed efficiency in swine: biology and application. Journal of Animal Science and Biotechnology, 6(1), 33.
  • Niemi, J.K. et al. (2022). Precision feeding and digital technologies in pig production: Current status and future perspectives. Animal, 16(3), 100507.
 

Estágio esperado de Maturidade da Solução:

Protótipo - Necessário teste em escala piloto