COD: 1018

Ano do Desafio: 2023

Temática: Inteligência Competitiva e de Processos

Este desafio encontra-se Em negociação.

A mortalidade é um dos indicadores fundamentais que afeta diretamente a cadeia produtiva de frango. Identificar a origem da mortalidade é sempre um desafio de rastreabilidade, pois pode estar ligada ao matrizeiro (qualidade dos ovos ou imunidade da matriz), ao incubatório ou ainda ao campo (manejo e infecções). Cada área do processo produtivo de frango possui uma grande quantidade de dados relacionados a produtividade, condenações, manejo, eclosão, indicadores produtivos, como conversão alimentar, índice de eficiência produtiva, entre outros. O desafio é ter uma ferramenta que integre todos estes dados para indicar o motivo das mortalidades e prever a probabilidade de maior risco de incidência de mortalidade, citando qual a área de origem do problema, seja matrizeiro, incubatório ou no campo, para acelerar e melhorar o processo de tomada de decisão.

Necessidade:

O objetivo principal é acelerar e melhorar o processo de tomada de decisão em relação à mortalidade por meio de uma plataforma de análise automática da relação entre as variáveis e indicadores da cadeia avícola que apresente uma probabilidade de indicar onde está o problema origem da mortalidade ou prever a maior chance de ter a incidência.

Um requisito e premissa, é ter a integração com o ERP da cooperativa. O principal indicador é o percentual de assertividade da plataforma.

Um cenário de entrega da plataforma seria: um extensionista na propriedade do produtor com alta mortalidade faz uma requisição para plataforma identificar qual o motivo da incidência. A entrega seria a probabilidade da origem estar no incubatório, no transporte dos ovos, no transporte de pintinhos, na granja ou em outro fator com uma justificativa baseado no histórico do lote e do produtor.

TRL 4 - Verificação funcional de componente em ambiente laboratorial

Baixe o arquivo e conheça todos os detalhes dessa demanda.