COD: 7022

Ano do Desafio: 2024

Temática: Automatização de Processos Indústriais

Verticais: Indústria 4.0

Estágio esperado de Maturidade da Solução: Conceito – Necessário realização de pesquisa básica ou aplicada

Este desafio encontra-se Aberto.

Descrição:

Buscamos uma alternativa para imprimir as informações de tipo de corte de frango e tabela nutricional diretamente na embaladora, durante o processo de embalagem primária, utilizando tinta atóxica ou de padrão comestível.

Como é feito hoje:

Atualmente, na embalagem primária dos cortes de frango, são utilizados filmes em forma de bobina, os quais são aplicados em embaladoras verticais. Cada tipo de corte de frango requer um filme específico, com informações variáveis, como o tipo de corte e a tabela nutricional. No entanto, os filmes são fornecidos com essas informações já impressas, resultando em um estoque considerável devido aos pedidos mínimos de cada item e à disparidade de volumes de venda.

Resultados esperados na solução do desafio:

Buscamos aumentar a produtividade através da otimização do uso das embalagens, reduzindo a necessidade de trocas de bobina, setup e estoque.

Requisitos Inegociáveis:

Tinta atóxica, sistema de armazenagem da tinta não pode ficar exposto no processo, laudo de migração da tinta após impressão na embalagem.

Histórico:

Não foi encontrada solução no mercado.

Estágio esperado de Maturidade da Solução:

Validação - Prova de conceito em ambiente operacional Conceito - Necessário realização de pesquisa básica ou aplicada Operação - Solução já lançada no mercado com clientes Protótipo - Necessário teste em escala piloto

Temática:

Automatização de Processos Industriais

Vertical:

Indústria 4.0