COD: 7012
Ano do Desafio: 2024
Temática: Automatização de Processos Indústriais
Verticais: Indústria 4.0
Estágio esperado de Maturidade da Solução: Conceito – Necessário realização de pesquisa básica ou aplicada
Buscamos uma alternativa para tratar a ração após a peletização, com o objetivo de reduzir o risco de recontaminação por microorganismos após os tratamentos térmico e químico
Nas Unidades Industriais de Rações da Cooperativa, são produzidas rações fareladas ou peletizadas, destinadas às matrizes e aos frangos de corte, respectivamente. Durante o processo de fabricação, é realizado um tratamento químico para prevenir a recontaminação da cadeia avícola. Esse tratamento é aplicado na matéria-prima durante a mistura dos ingredientes. No entanto, durante a formação dos pelets, a matéria-prima é submetida a um tratamento térmico para formação dos grânulos (a uma temperatura superior a 80°C) e posterior resfriamento. Durante o resfriamento hoje não é utilizado nenhum tipo de antimicrobiano, o que possibilita o risco de recontaminação da ração.
Nosso objetivo é garantir a segurança da ração, seja uma intervenção no produto ou nas estruturas utilizadas pós peletização, visando eliminar a presença de microorganismos e reduzir assim a possibilidade de contaminação na cadeia avícola.
Não podemos aumentar o tempo de peletização, pois pode ocorrer desnaturação de proteínas.
Execução de limpeza de equipamentos e estruturas.
Automatização de Processos Industriais